Dia Mundial da Saúde. OMS apela a um mundo com ar, água e comida limpa
Hoje, dia 7 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Saúde, uma data que marca o aniversário da criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que se comemora desde 1950. Este ano, foi escolhido o tema “Nosso planeta, nossa saúde”, que alerta para a necessidade de se promover o bem-estar das sociedades, garantindo a saúde do planeta e das pessoas. O problema da crise climática é relembrado este ano, já que, mais de 13 milhões de pessoas morrem anualmente, em todo o mundo, devido a causas ambientais que podiam ser evitáveis.
“Somos capazes de reimaginar um mundo onde ar, água e comida limpa estejam disponíveis para todos? Onde as economias estão focadas na saúde e no bem-estar? Onde as cidades são habitáveis e as pessoas têm controlo sobre a sua saúde e a saúde do planeta?”, questiona a OMS.
Para atingirmos estes objetivos, os especialistas defendem que se deve implementar uma economia que promova o bem-estar, a igualdade e a sustentabilidade ecológica. “Romper esses ciclos de destruição do planeta e da saúde humana exige que a ação legislativa, a reforma corporativa e os indivíduos sejam apoiados e incentivados a fazer escolhas saudáveis”, referem.