Embrião mais antigo de lagarto descoberto em ovos fossilizados



O mais antigo embrião de lagarto foi descoberto em pequenos ovos fossilizados com 125 milhões de anos, que foram descobertos na Tailândia em 2003. Os embriões foram apenas agora identificados no Sincrotrão Europeu de Grenoble (ESRF, na sigla internacional), em França.

Há 12 anos que os investigadores se interrogam sobre o animal que teria colocado os ovos, do tamanho dos de um pardal. As análises feitas às cascas, na altura da descoberta, sugeriam que tivesse sido um pequeno dinossauro carnívoro ou um pássaro primitivo a colocar os ovos.

Porém, novas análises feitas no ESRF, com recurso a imagens de raios-X do esqueleto fossilizado embrionário, revelaram que os ovos pertencem a um lagarto anguimorfo. Este grupo de lagartos compreende várias espécies, nomeadamente os dragões-de-komodo, os mosassauros (já extintos) ou os licranços.

Depois de observarem os esqueletos dos embriões com raios-X, os investigadores reconstruíram a imagem em 3D. Como os embriões morreram muito perto antes da eclosão, os seus esqueletos estavam já bem desenvolvidos. “A cada novo osso analisado tínhamos uma nova ideia sobre a natureza destes embriões”, indica Vincent Fernandez, da Universidade de Witeatersand, na África do Sul, e coordenador da equipa de investigadores, cita o Phys.org.

Foi a identificação de um osso da articulação do maxilar que permitiu identificar o animal e concluir que se trata de um lagarto. A descoberta de embriões de lagarto em ovos de casca dura foi também uma surpresa para os investigadores, já que os lagartos normalmente põem ovos de casca mole. “A identificação deste embrião de lagarto abre novas portas sobre a evolução da reprodução dos lagartos e a diversidade de ovos produzidos por diferentes linhagens de lagartos”, indicam os investigadores no estudo, que foi publicado na revista científica PLOS ONE.

Foto:  Foto Martien / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...