Empire State Building recebe enorme telhado verde (com FOTOS)
O Empire State Building, em Nova Iorque, deu mais um grande passo para reduzir o seu consumo de energia. O edifício possui agora quatro sistemas de telhados verdes, que totalizam cerca de 930 m2.
A instalação dos telhados Xero Flor ocorreu em quatro áreas: 21º andar este, 21º andar oeste, 25º andar noroeste e 30º andar oeste. Os telhados verdes do 21º andar possuem pátios com mobiliário exterior, de modo a que os inquilinos do escritório possam tirar partido do espaço.
Na verdade, como já explicámos por aqui, Empire State Building está a tentar tornar-se o edifício mais sustentável dos Estados Unidos. Em 2011, os proprietários anunciaram que iriam comprar 100% da sua energia a fontes renováveis e, depois, levar a cabo um enorme processo de reestruturação para o fazer receber a certificação LEED Gold.
O edifício inaugurou uma nova exposição de sustentabilidade – um centro multimédia onde os hóspedes podem aprender mais sobre o que o prédio faz para reduzir o consumo de energia e desacelerar a mudança climática. Agora, o caminho verde inclui também telhados verdes, que permitirão reduzir o escoamento da água, as despesas de aquecimento e a poluição do ar.
O sistema Xero Flor utiliza tapetes leves pré-vegetados com um design patenteado, baseado em têxteis. Embora o sistema tenha sido projectado na Alemanha, todos os componentes destinados a projectos nos Estados Unidos são produzidos no país, de acordo com o Earth Techling.
“Os telhados verdes diminuem o escoamento das águas pluviais, melhoram a qualidade da água nos cursos de Nova Iorque, moderam o efeito das ilhas de calor urbanas, filtram poeiras e outros poluentes atmosféricos e armazenam dióxido de carbono e outras formas de carbono para reduzir os gases com efeito de estufa”, explicou Clayton Rugh, director geral e técnico da Xero Flor América.