Empresa coreana utiliza exosqueleto para ajudar empregados a levantar até 100 kg (com FOTOS)
Nos últimos tempos, parte da discussão sobre a criação e manutenção de emprego centrou-se na utilização de robôs para substituir o trabalho humano. Este é um tema que, no Green Savers, já foi tratado em pelo menos duas ocasiões – computadores da IBM que estão a escrever livros e música, algo absolutamente assustador; e o reverso da medalha, que dá conta da recente decisão da Toyota em substituir robôs por humanos, aumentando a criação de emprego.
Para a empresa sul-coreana Daewoo Engineering, que se dedica à construção naval, os humanos e robôs podem ser aliados no dia-a-dia. No ano passado, a Daewoo desenvolveu um teste em que equipou os seus trabalhadores com robôs utilizáveis – exosqueletos – na sua fábrica de Okpo-Dong.
Segundo o Good, o fato de carbono, liga de alumínio e aço permite, a quem o utiliza, levantar pesos pesados, mas é desenhado de forma a que o seu peso de 28 kg não seja insuportável.
De acordo com Gilwhoan Chu, que lidera a área da I&D (investigação e desenvolvimento) da Daewoo, os resultados foram bastante positivos, tendo permitido aos trabalhadores da empresa levantar objectos até 30 kg. Com bastante facilidade, claro está.
Chu avança que o objectivo da empresa é que este valor chegue aos 100 kg. Se tal acontecer, não só é uma boa notícia para os empregados – que não vêem os robôs como rivais – mas também, eventualmente, para a segurança no trabalho.
[nggallery id=846 template=greensavers]