Energias renováveis: sucesso português é notícia nos EUA

No passado mês de Março, a história da energia em Portugal conheceu um novo e emocionante capítulo: pela primeira vez, o nosso país teve uma produção de energia renovável superior ao consumo.

Por cá o feito foi notícia, e pelos vistos teve também repercussão lá fora. Desde então Portugal e a sua capacidade de produção de energias renováveis tem andado pelas bocas do mundo, sendo apontado como um exemplo a seguir pelos demais países.

Ora, o feito de Portugal não passou despercebido ao deputado norte-americano Bernie Sanders, célebre mundialmente desde que enfrentou Hilary Cliton para a liderança do partido democrático aquando as eleições de 2016.

Defensor de uma política que aposta nas energias alternativas e que vê a diminuição da dependência mundial de combustíveis fósseis como uma urgência, Bernie SanderS, partilhou recentemente na rede social Facebook o feito histórico português. Numa publicação amplamente partilhada, o deputado deu os parabéns ao nosso país, incitando os responsáveis norte-americanos a seguirem o exemplo português.

“O nível de inovação que está a acontecer por todo o mundo em termos de energias renováveis é espantoso. Parabéns a Portugal por conseguir que 100% da sua energia, no último mês, seja proveniente de fontes renováveis. Não podemos deixar que o mundo passe por nós. Os Estados Unidos devem afastar-se da dependência dos combustíveis fósseis e optar por um sistema de energia renovável”, escreveu no Facebook o deputado.

Foto: Are Tågvold Flaten / flickr