Espanha: uma central solar que funciona de noite



As centrais solares apenas podem funcionar de dia – e em dias solarengos? Não. Na auto-estrada entre Sevilha e Córdoba, a central solar Gemasolar produz electricidade de noite e nos dias nublados e de chuva.

Segundo a imprensa internacional, esta central utiliza uma tecnologia única no mundo: os painéis refletem os raios do sol em grande intensidade e a energia acumulada pelo Sol permite produzir electricidade quando o Sol desaparece. Ou seja, à noite.

A central, que começou a operar em Maio passado, tem 2.650 painéis solares, cada um com 120 metros quadrados, dispostos num círculo de 195 hectares. Estes painéis, ao reflectirem a luz do Sol sobre a torre do complexo, transmite-lhe uma concentração de energia equivalente a 1.000 vezes a que recebemos em terra.

A energia é depois armazenada num enorme recipiente de sais dissolvidos, a uma temperatura superior a 550 graus. Depois, os sais produzem vapor e este aciona uma turbina, gerando electricidade como uma central termoeléctrica solar clássica. Ou seja, o segredo está no armazenamento.

“É a primeira central solar do mundo que trabalha 24 horas por dia. À noite continuamos a produzir electricidade com a energia acumulada durante o dia”, explicou o director técnico da Torresol Energy, Santiago Arias. O investimento na central ultrapassou os €200 milhões (R$ 480 milhões).

Os resultados são interessantes: a central produz mais 60% de energia que uma central solar que não possui este sistema de armazenamento, podendo funcionar até 6.400 horas por ano. Uma central comum funciona entre 1.000 e 2.000 horas por ano.

A energia produzida pela central da Torresol Energy – que pertence ao grupo espanhol de engenharia Sener (60%) e ao fundo de energias renováveis de Masdar, Abu Dhabi (40%) – permite alimentar 30 mil lares espanhóis, ou seja, cerca de 90 mil pessoas.

Em 2011, a Espanha cobriu um terço da procura de electricidade com as energias renováveis, sobretudo a eólica (16%). A energia solar, apesar de ter duplicado a quota, apenas representou 4% deste valor.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...