EUA: gatos matam 25 mil milhões de pássaros, ratos e pequenos mamíferos por ano



Os gatos domésticos são responsáveis por milhões de mortes de pássaros, ratos, ratazanas e esquilos nos Estados Unidos, de acordo com um estudo liderado por Scott Loss, do Smithsonian Conservation Biology Institute.

Os biólogos que elaboraram o estudo acreditam que os gatos são responsáveis pela morte de até 3,7 mil milhões de pássaros por ano e uns impressionantes 20,7 mil milhões de ratos, ratazanas e esquilos.

O estudo, publicado esta terça-feira no jornal Nature Communications, explica que os gatos são muito mais activos nestas acções do que se imaginava. “A magnitude da mortalidade de vida selvagem provocada pelos gatos excede todas as estimativas anteriores”, explica o relatório.

Segundo o Huffington Post, o estudo avança que há cerca de 84 milhões de gatos domésticos nos Estados Unidos, sendo que cada um mata cerca de 18 pássaros por ano e entre oito e 21 pequenos mamíferos. No entanto, são os gatos vadios que são responsáveis por mais mortes. Há entre 30 e 80 milhões de gatos vadios nos Estados Unidos, que matam entre 23 a 46 pássaros e 129 a 338 pequenos animais por ano.

Em Agosto de 2012, um estudo da Universidade de Geórgia, também nos Estados Unidos, produzido em parceria com a National Geographic, projectava que os gatos matassem cerca de quatro mil milhões de animais por ano – 500 milhões destes sendo pássaros. O estudo utilizou câmaras de vídeo “agarradas” a 60 gatos, para perceber como eles passavam o dia, e concluiu que um terço da vida de um gato é passado a perseguir outros animais.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...