Foie Gras volta aos menus dos restaurantes californianos
O estado da Califórnia, nos Estados Unidos, é um dos mais evoluídos ao nível de legislação ligada ao ambiente e biodiversidade, mas existem sempre retrocessos civilizacionais que colocam em causa todo o trabalho de activistas e voluntários de causas.
Na quarta-feita, um desses retrocessos foi efectivado por um tribunal do Estado, que voltou a permitir a confecção de foie gras nos restaurantes californianos, o que era proibido desde 2012.
Segundo o Los Angeles Times, a inversão da proibição foi comandada por produtores de foie gras canadianos e o norte-americano Hudson Valley Foie Gras. Vários chefs de restaurantes mostraram-se também favoráveis à medida.
Porém, a nova decisão já foi criticada por activistas pelos direitos animais e jornalistas. “Não há sabor que seja mais importante que um acto de tortura”, escreveu Hamilton Nolan no Gawker.
A produção de foie gras implica alimentar gansos e patos à força, através de um funil, o que leva os seus fígados a inchar e ficarem doentes. A alimentação forçada de gansos e patos é proibida em vários países da Europa – Dinamarca, Alemanha, Noruega, Luxemburgo, Holanda, Reino Unido ou Polónia – e Argentina. Nos Estados Unidos, apenas a Califórnia tinha, até agora, aprovado a proibição desta tortura animal.
Foto: chispita_666 / Creative Commons