Jamaica: crocodilos em risco devido ao comércio de carne e ovos



Os crocodilos, outrora tão abundantes na Jamaica, são cada vez mais difíceis de encontrar. O crescente apetite por carne e ovos de crocodilo tem levado os conservacionistas a temer que os grandes répteis acabem extintos da natureza, mesmo sendo uma espécie protegida por lei desde 1971.

Os especialistas acreditam que os crocodilos podem atingir um número crítico, mediante a carnificina que está em curso. Uma recente newsletter do Crocodile Specialist Group, rede global envolvida na conservação do animal, dá conta do agravamento da perda de habitat, aliada a uma “nova demanda pela carne de crocodilo, tanto para consumo próprio como para distribuição no mercado local”.

O problema de caça na Jamaica tornou-se tão grave que um entusiasta do réptil, Lawrence Henriques, criou um santuário de crocodilos e um programa de criação em cativeiro nos arredores de uma pequena cidade montanhosa no norte do país chamada Cascade, distante do habitat natural dos animais, a sul. Ele também espera educar a população para a conservação da espécie, adianta o Huffington Post.

Este santuário alberga cerca de 45 crocodilos, incluindo um com 3,3 metros com a cauda cortada. No mês passado, uma fêmea com 2,4 metros foi resgata, depois de o seu companheiro ter sido abatido com um tiro na cabeça.

“É muito preocupante que tantas pessoas simplesmente não respeitem as leis que protegem estes animais”, afirma Henriques. De acordo com o jamaicano, alguns caçadores usam ganchos com iscos de tubarão para atrair os répteis – principalmente os pré-adultos que medem cerca de dois metros de comprimento. Os habitantes também optam por desenterrar os ovos assim que as fêmeas os depositam nas praias.

A carne de crocodilo tornou-se num grande negócio na Jamaica, onde os compradores ricos estão dispostos a pagar até €26 (R$ 77) por cerca de meia quilograma. Ainda se acredita que a ingestão de certas partes do animal aumente a virilidade sexual dos homens.

Acontece que ninguém está a ser punido por caçar crocodilos, o que tem agravado a propagação da actividade – uma das razões é a escassez de recursos necessários para apostar na investigação à prática ilegal. Muitos jamaicanos continuam a temer este réptil e salvá-lo é uma missão abraçada apenas por alguns entusiastas.

Comparado com os temíveis crocodilos de África e da Austrália, a espécie encontrada na Jamaica é mais fugidia e afasta-se o máximo possível dos seres humanos. Mas os adultos maduros são animais muito grande que, durante a época de reprodução, se podem tornar agressivos quando se sentem ameaçados.

Foto: Sob licença Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...