Juventude Sustentável: o projecto que usa o Facebook para tornar o mundo mais verde
Usar o Facebook para levar informações claras e objectivas aos jovens, para que estes utilizem a sua influência geracional para tornar o mundo mais sustentável. Este é o objectivo do Juventude Sustentável, um projecto brasileiro – e em língua portuguesa – lançado a 18 de Junho do ano passado e que pretende chegar a toda a lusofonia, espalhando a fé da ecologia.
“O projecto surgiu da necessidade de usar o Facebook como um canal de informação para jovens do todo o mundo”, explicou ao Green Savers Rondinele Santana, um dos responsáveis pelo Juventude Sustentável.
Rondinele frisa a importância de levar “levar informações claras e objectivas” aos consumidores e cidadãos, sendo que utiliza vários parceiros para o conseguir – entre os quais o Green Savers.
“A minha principal fonte de inspiração é tornar o mundo mais sustentável. E contamos com vários parceiros para o fazer”, continua o responsável. Com 467 mil seguidores, o Juventude Sustentável é hoje, provavelmente, o maior projecto de economia verde, em língua portuguesa, da rede social. Rondinele Santana diz que conseguiu chegar a este número “com a credibilidade e confiança nas informações postadas”, mas também pelos projectos que, entretanto, a marca já realizou.
Com um crescimento espantoso, os próximos objectivos são muito ambiciosos. A marca pretende fixar-se na Europa, Ásia, América do Norte, África e Oceânia. Até lá, Portugal e os países que falam português são o alvo. “Podemos ser influentes [nesses mercados]. O nossos objectivo é levar informação para o maior número de pessoas”, diz Rondinele, que fundou o projecto com Mona Moraes.
Admitindo que os brasileiros ainda têm “uma falta de consciência ambiental”, o gestor de conteúdos diz que muitas das manifestações que, há várias semanas, ocorrem no Brasil, têm como pano de fundo a economia verde. “Principalmente porque se trata da eficiência dos transportes públicos”, revela.
Ainda sobre o Brasil, Rondinele coloca na desflorestação e desperdício de água dois dos principais problemas ambientais. “Estes problemas podem ser resolvidos com acções simples do Governo federal, mas infelizmente isso não traz votos”, ironiza.
Finalmente, e quando questionado sober qual a melhor notícia que poderia publicar na sua página, o gestor não tem dúvidas: “A erradicação da fome no mundo, o alfabetismo zero e uma economia amiga do Planeta”.
Siga o Juventude Sustentável aqui.
Foto: Sob licença Creative Commons