Larvas de mosquito comem plástico e espalham-no na cadeia alimentar



Se dúvidas houvesse sobre o facto de o plástico ter contaminado o planeta inteiro, esta próxima notícia é prova disso mesmo.

As larvas de mosquito que cresçam em água contaminada com plástico, acumulam este contaminante nos seus corpos. Quando crescem e se transformam em mosquitos adultos, alguns destes plásticos continuam nos seus corpos e acabam, depois, por contaminar os animais que se alimentam de mosquitos.

Esta informação foi confirmada pelos testes levados a cabo por Amanda Callaghan, da Universidade de Reading, no Reino Unido, que efetuou um conjunto de experiências para verificar a existência de plásticos nestes insetos. Os cientistas descobriram que, em média, uma larva de mosquito contem mais de 3 mil micropartículas de plástico com 2 micrómetros de diâmetro. Quando crescem, os mosquitos param de ingerir plástico e expelem a maior parte deste contaminante. Todavia, a equipa dos cientistas descobriu que um mosquito adulto contém em média cerca de 40 micropartículas de plástico.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...