Lisboa: Eléctrico de 1952 é a nova esplanada de Belém
Uma parceria entre a Bananacafe e a Carris restaurou um eléctrico com mais de 60 anos e vai colocá-lo ao dispor dos cidadãos e turistas da capital portuguesa. O Eléctrico Bananacafe está situado em Belém e vai aumentar a oferta alimentar e cultural da zona.
“[Este projecto] é a materialização de um sonho de duas marcas que vivem por e para Lisboa”, pode ler-se na última edição da Via LX, revista da Carris e Metro de Lisboa.
Este atrelado – o nº173 – foi construído em 1952 nas oficinas da Carris e retirado da circulação em 1998. Desenhado pelo ateliê RRJ Arquitectos, ele esteve durante 15 anos estacionado no Largo dos Jerónimos, de onde saiu há quatro meses para ser restaurado.
Siga a Bananacafe no Facebook.
A restauração “preservou a estrutura original do atrelado”. “Neste novo espaço do Bananacafe pretende-se dar aos lisboetas uma nova experiência do ponto de vista da vivência da cidade e oferecer aos turistas uma nova Lisboa, com mais pessoas nas ruas e cheias de coisas a acontecer”, explica a Carris.
Com uma área de esplanada de 200 m2, o eléctrico Bananacafe vai juntar-se a outros espaços da marca na Avenida da Liberdade – junto à Rua Alexandre Herculano e aos Restauradores – e no Terreiro do Paço.
“O objectivo é criar valor com estes projectos e tornar o centro da cidade mais apelativo, indo ao encontro de todos aqueles que querem viver a aproveitar Lisboa em pleno”, explica a revista da Carris e Metro.
O eléctrico vai também servir os tripulantes e colaboradores da Carris, que terão ali um espaço especial para fazerem as suas refeições, conviver com os colegas ou descansar.