Neurocirurgião percorre 10 km a pé para salvar uma vida durante uma tempestade

Um neurocirurgião do estado de Alabama, nos Estados Unidos, percorreu cerca de 9,7 quilómetros a pé durante uma tempestade de neve para realizar uma operação que permitiu salvar uma vida.

Zenko Hrynkiw estava no Brookwood Medical Center quando foi chamado para realizar uma operação de emergência a vários quilómetros de distância no Trinity Medial Center. Porém, a recente tempestade de neve que ocorreu naquela região provocou um congestionamento do tráfego e o neurocirurgião não conseguiu avançar mais do que alguns quarteirões de carro.

Foi então que Hrynkiw decidiu fazer o caminho a pé. “As ligações estavam muito más, por isso não consegui ouvir bem a chamada”, indica Steve Davis, enfermeiro-chefe da unidade de cuidados intensivos neurológicos do Trinity Medical Center. “A certa altura ouvi-o a dizer ‘vou a pé’”, refere o enfermeiro, de acordo com a imprensa norte-americana.

O enfermeiro alertou imediatamente as autoridades que começaram a procurar pelo neurocirurgião. Porém, ninguém o conseguiu avistar durante o percurso que separa os dois centros hospitalares.

Passaram horas sem que ninguém soubesse do médico, desde o contacto inicial. “Finalmente ligou-me e perguntou pelo paciente e pelo quadro clínico”, afirma o enfermeiro. “Depois falou com a família do paciente e foi para a cirurgia”.

Zenko Hrynkiw é o único neurocirurgião do Trinity Medical Center e esta era uma operação de urgência já que o paciente tinha sofrido um traumatismo cranioencefálico. “Sem a cirurgia o paciente provavelmente teria morrido”, acrescenta o enfermeiro. “Porém, agora está bem e a recuperar”.

Deixar uma resposta

1 comment

  1. rosalia fernandes

    um ser humano que Deus permitiu que fosse médico para realizar o bem junto dos seus irmãos. maravilhoso exemplo para todos nós. deus o acompanhe sempre

Patrocinadores

css.php