Neya Lisboa: o hotel que incentiva funcionários e hóspedes a utilizarem a bicicleta (com VÍDEO)



Situado no centro de Lisboa, na Estefânia, o Neya é um dos vários hotéis da capital a pôr em prática vários princípios sustentáveis. O incentivo ao uso da bicicleta é um deles. Além de sensibilizar os próprios funcionários para o uso das duas rodas, o hotel possui ainda um espaço para o parqueamento destes veículos, condições que levaram à obtenção do selo Empresa Amiga das Bicicletas, concedido pela MUBI – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta.

“Tentamos que o nosso pessoal tenha a mínima pegada ecológica a deslocar-se diariamente entre as suas casas e o hotel. Para isso sensibilizamos o nosso pessoal a vir para o hotel de bicicleta e temos uma zona de parqueamento segura e coberta onde arrumam as bicicletas”, explica Pedro Teixeira, responsável pela Qualidade, Ambiente e Segurança do Neya, ao Economia Verde.

As bicicletas estão também à disposição dos hóspedes para que possam apreciar a cidade sem impacto ambiental. A redução da pegada ecológica no Neya passa também pela iluminação maioritariamente em LEDs, pelo uso de painéis solares térmicos, papel com certificação florestal e pela separação rigorosa dos resíduos.

“Desde a gestão dos consumos energéticos, ao consumo da água, da gestão dos resíduos, medições de ruído, mobilidade, etc, tentamos cumprir todos os requisitos associados ao ambiente para atingir o nosso público-alvo e o nosso objectivo, que são as certificações”, indica Pedro Teixeira. A Green Key, 5-Leaf e Eco Líder são algumas das certificações de sustentabilidade já arrecadadas pelo Neya.

A política de sustentabilidade do hotel inclui ainda projectos sociais de envolvimento com o meio local. “Damos alojamento aos pais que vêm da outra ponta do país para ter uma consulta no Dona Estefânia ou para uma estadia mais curta ou mais longa com os filhos no hospital. A Casa Ronald McDonald não pode oferecer quartos porque está cheia e, por isso, vêm ter connosco. Nós oferecemos não só o quarto como também o acompanhamento desde o primeiro ao último dia aqui no hotel”, indica Francisco Lorite, director-geral do Neya.

Além da vertente ambiental e social o Neya privilegia ainda a utilização de produtos nacionais e sempre que é possível são adquiridos bens produzidos em Portugal, desde os géneros alimentícios ao mobiliário.

Para conhecer melhor as práticas de sustentabilidade do Neya Lisboa veja o episódio 333 do Economia Verde aqui.

Foto: Neya Lisboa





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...