Noruega: este hotel está a salvar o planeta Terra
Arquitectos, engenheiros civis, construtores civis… todos preocupados em encontrar soluções que ajudem a diminuir a pegada ecológica dos edifícios onde habitamos. Bem distante desta realidade está o hotel Svart na Noruega, onde a questão da pegada ecológica nem se coloca. Porquê? Porque este edifício norueguês simplesmente não tem pegada ecológica.
Mas como é possível que um hotel com esta dimensão não tenha impacto negativo no ambiente? A resposta é simples: com linhas futuristas dignas de um filme de ficção científica, este edifício produz muito mais energia do que aquela que consome, fazendo deste hotel um verdadeiro caso de sucesso em sustentabilidade energética. Em comparação com um hotel convencional, o Starv consegue uma poupança energética anual na ordem dos 85%.
Inspirado na tradicional rorbu norueguesa – casa sazonal encontrada em aldeias piscatórias do país- o Starv Hotel está assente em gigantes estacas de madeira cravadas à beirinha das margens do rio. Isto possibilitou que a fauna e flora em redor do edifício fosse preservado ao máximo, mantendo-se assim a estabilidade da biodiversidade da região. Painéis solares e poços geotérmicos produzem a energia deste fantástico edifício, com padrões de sustentabilidade a um mundo de distância dos demais hotéis.
Terra de paisagens de cortar a respiração, onde o céu é tantas vezes invadido por um caleidoscópio sem igual à conta da Aurora Boreal, este hotel tem tudo o que se quer: a produção de energias renováveis muito acima das necessidades, integrada na perfeição com um cenário idílico.
Foto: : Snøhetta and Powerhouse for Arctic Adventure of Norway
[nggallery id=3613 template=greensavers]