Nova Iorque: ciclovias e zonas pedonais aumentam em 49% vendas na 9th Avenue



O caminho para a recuperação económica está à vista – e tem uma ciclovia. Um novo estudo do Departamento de Transporte de Nova Iorque mostra que as ruas que permitem circular com segurança peões e ciclistas são especialmente boas no impulsionamento das pequenas empresas, mesmo que em fase de recessão.

A típica rua da cidade de Nova Iorque é um lugar movimentado. As pessoas andam de bicicleta, a pé, de carro, autocarro e todas têm um lugar onde querem chegar em segurança – e rapidamente. Mas, ao contrário da forma como costumamos encarar as estradas, elas são muito mais do que apenas meios que nos permitem mover de um ponto A para um ponto B.

As ruas são lugares onde os moradores descobrem novas lojas e restaurantes, onde os transeuntes encontram um lugar onde ler enquanto tomam café e onde as crianças convencem os pais a parar para lhes comprar um brinquedo. Por outras palavras, as ruas ajudam a fazer crescer as economias locais.

Um novo estudo descobriu que as ciclovias têm realmente um impacto significativo na dimensão dos negócios locais. Após a construção de uma ciclovia protegida na 9th Avenue, as empresas locais registaram um aumento de 49% nas vendas. Em comparação, as empresas locais de toda a Manhattan apenas sentiram um crescimento de 3%.

É sabido que, quando as cidades investem em ciclovias, as pessoas saem à rua – o número de ciclistas aumenta assim que são disponibilizadas infra-estruturas que lhes permitam viajar de forma segura.

Também se sabe que as pessoas que viajam de bicicleta se deparam com menos obstáculos para parar e entrar numa loja do que aquelas que viajam na mesma rua de automóvel. E já ficou demonstrado que, de facto, os ciclistas tendem a gastar mais no comércio local.

Os dados são claros: investir em melhores condições de circulação para os ciclistas faz prosperar o pequeno comércio. E os estudos revelam que o mesmo acontece com as estruturas pedonais – depois de um área de estacionamento em Brooklyn ter sido transformada numa praça pedonal, as vendas locais aumentaram uns gritantes 179%.

Fica mais uma vez registado que as pessoas estão realmente dispostas a contribuir para a economia local, caso o espaço público se torne mais fácil e atraente para o fazerem.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...