Novo robot consegue demolir edifícios enquanto recicla o cimento



As demolições requerem máquinas pesadas que produzem nuvens de pó, mas também pilhas de escombros que geralmente seguem directamente para os aterros sanitários. Agora um estudante de design na Suécia criou uma máquina que recicla o cimento de forma energeticamente eficiente e o separa de outros detritos presentes no local.

O ERO Concrete Recycling Robot, criado por Omer Haciomeroglu, ganhou o International Design Excellence Award 2013, na categoria de designs de estudantes. O sistema consegue desmantelar estruturas de cimento e separar o material das vigas de metal, por exemplo.

A maquinaria pesada usada na demolição de edifícios consome grandes quantidades de energia, de modo a transformar paredes de cimento em pequenos pedaços – já para não falar dos processos de demolição que têm de ser acompanhados de grandes quantidades de água pulverizada sobre as estruturas para evitar a propagação de poeiras. De seguida, na melhor das hipóteses, o entulho é transportado para estações de reciclagem onde é separado manualmente.

O sistema ERO é estrategicamente colocado num edifício a demolir, a fim de analisar o ambiente e determinar a melhor forma de a operação ser executada. O robot inteligente tem a opção de alternar entre os modos de pulverização e desconstrução, desmantelando os edifícios passo a passo.

Ele permite que os materiais usados na construção sejam recuperados para serem reutilizados, recorrendo a um jacto de água que parte a superfície de cimento, separa os resíduos e os agrupa.

Depois de desconstruir a estrutura com água a alta pressão, de sugar e de separar os componentes, o robot recicla a água usada no processo. O cimento é embalado e rotulado, de modo a ser encaminhado para a reciclagem, enquanto o metal é limpo e cortado, pronto para ser reutilizado.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...