O britânico que pôs o mapa de Lisboa numa t-shirt personalizada (com FOTOS)



Durante algum tempo, o designer gráfico inglês Alex Szabo-Haslam tentou, sem sucesso, encontrar t-shirts e outros produtos que tivessem imprimido o mapa da sua cidade natal, Sheffield.

“É uma cidade conhecida pelo aço, grande música electrónica e péssimas equipas de futebol”, gracejou Alex ao CityLab. Quando percebeu que ninguém tinha pensado nessa ideia, decidiu colocá-la em prática.

Utilizando dados da OpenStreetMap, Alex desenhou o mapa da sua cidade numa t-shirt, acrescentando-lhe alguma da sua criatividade e visão. Pouco tempo depois, a Citee Fashion já tinha mais de 80 cidades de todo o mundo desenhadas nesta colecção. “Trabalho de forma obsessiva e as coisas fogem um bocado da minha mão”, explicou.

À primeira vista, pode parecer que os mapas das cidades são todos iguais. Mas uma visualização ao pormenor permite-nos perceber os detalhes distintos de cada cidade. “Interesso-me pela forma dos objectos”, admite o britânico.

Vancouver (Canadá) ou Miami (Estados Unidos), por exemplo, têm silhuetas dramáticas e paisagens à beira-mar. Os rios serpenteiam no meio de metrópoles como Brisbane (Austrália) e Budapeste (Hungria), enquanto os lagos de Orlando dão-lhe um look  diferente.

Há outros mapas, como o de Phoenix (Estados Unidos) ou Pequim (China), que são quase pixelizados. O mapa de Lisboa, por outro lado, inclui parte da Margem Sul.

O projecto de Alex Szabo-Haslam foi bem recebido pelo Kickstarter, tendo rapidamente angariado quase €20.000, quando apenas pedira €2.700. “Os mapas são objectos pessoais para muitas pessoas. Sobretudo se encontrarmos lá a nossa casa, o sítio onde estudámos ou passámos férias, concluiu. Criatividade também é isto: pegar em ideias aparentemente simples e torná-las em ideais de negócio com potencial de sucesso.

[nggallery id=2213 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...