Os pinguins têm medo do escuro



Os pinguins-imperador e de Adélie têm medo do escuro, por não conseguirem detectar a aproximação de predadores, como as focas-leopardo ou até mesmo as orcas. Será por esse motivo que apenas se alimentam de dia e não se aventuram nas águas mais profundas, sugere um estudo desenvolvido por dois cientistas norte-americanos, publicado na revista Polar Biology e citado pelo portal Science.

Ao contrário do que se pensava, não é por falta de visão nocturna para capturar as presas que impede as duas espécies de caçar à noite, apesar de ser o período em que as suas presas estão mais vulneráveis, mas porque têm medo de serem eles os caçados. Esta alteração do comportamento da espécie-presa em função do modo como actuam os seus predadores é um fenómeno comum, segundo os investigadores.

Durante a investigação, foram analisados 22 mil episódios de caça de pinguim de Adélie, que foram equipados com transmissores. A maioria caçou a 50-100 metros abaixo da superfície, onde a luminosidade é baixa, sendo que apenas alguns, como os pinguins-imperador, deslocam-se a profundidades que podem atingir os 500 metros.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...