Passagem do Sandy pela Flórida desenterrou esqueleto de baleia rara



Esta semana, um casal norte-americano estava a passar a pente fino a praia de New Smyrna, na Flórida, à procura de algum artefacto interessante, quando se deparou com um esqueleto de baleia bicuda.

O esqueleto tinha 2,7 metros de comprimento e pensa-se que estará na areia há várias décadas, tendo sido desenterrado com a passagem do furacão Sandy.

As bicudas são das mais raras espécies de baleias do mundo. Como exemplo, em 2010, duas baleias bicudas apareceram mortas numa praia da Nova Zelândia, tendo os cientistas demorado dois anos a identificarem-nas.

Os ossos foram recolhidos pelas autoridades e serão colocados num centro local de ciência marinha. As investigações, a confirmar-se o exemplo da Nova Zelândia, deverão demorar vários meses ou até anos.

De acordo com o Instituto Oceanográfico de Woods Hole, citado pelo Huffington Post, os cientistas sabem pouco sobre as baleias bicudas porque a procura destas por alimentos leva-as a mergulhar até às partes mais profundas do mar, escondendo-se, literalmente, da ciência.

Já este ano, na praia de Santa Cruz, Califórnia, um esqueleto fossilizado de uma espécie extinta de baleia tinha sido encontrado por surfistas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...