Piranha descoberta em lago do Arkansas, Estados Unidos



O estado do Arkansas, nos Estados Unidos, não é propriamente conhecido como habitat das piranhas, mas o peixe foi visto – a apanhado – no Lago Bentonville, onde normalmente são pescados peixes-gato e achigãs.

Segundo a Arkansas Game and Fish Commission (ACFC), que gere o lago, o peixe voraz terá vindo directamente do aquário de alguém. “De vez em quando encontramos alguns pacus e piranhas”, explicou ao Smithsonion Keith Stephens, assistente do chefe de comunicações da AGFC. De acordo com o responsável, quando uma piranha se torna do tamanho do aquário, as pessoas simplesmente deitam-nas nos lagos locais. No entanto, como o peixe não consegue sobreviver às baixas temperaturas do Inverno do Arkansas, ele acaba por morrer.

Apesar de responsáveis norte-americanos pela biodiversidade e rios procuraram peixes que não são nativos da região, como piranhas, em todos os cursos de água, não é provável que assistamos a uma invasão de piranhas.

O peixe já foi considerado erradicado, por três vezes, na Florida, e apenas cresce saudavelmente em habitats com água lamacenta e temperaturas mais quentes. O que não é habitual no País.

E apesar da reputação carnívora da piranha, elas não são tão perigosas ao ponto de comerem uma pessoa – muitos dos corpos que têm aparecido ao pé de piranhas, sobretudo na América do Sul, já estavam mortos antes de o peixes se alimentar. Finalmente, trata-se de um peixe que apenas ataca se provocado.

Foto: Torrenegra / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...