Por que razão as casas redondas sobrevivem aos furacões (com FOTOS)



Arranca hoje, oficialmente, a época dos furacões do Atlântico, colocando de sobreaviso toda a costa norte-americana devido à passagem do La Niña. Os meteorologistas já começaram com os apelos para que os habitantes de áreas que previsivelmente mais afectadas comecem a tomar precauções extra, uma vez que estas tempestades se têm tornado mais violentas à medida que as alterações climáticas vão evoluindo.
Uma das consequências habituais destes fenómenos climatéricos é a destruição de casas e outras infra-estrururas. Mas há uma empresa que há quase 50 anos fabrica casas anti-furacões para comunidades costeiras, sendo que todas têm uma característica uniforme: são redondas.

Segundo o Inhabitat, as casas são tão resistentes que, das 5.000 construídas nos últimos 58 anos, nenhuma foi destruída devido a furacões ou qualquer tipo de ventos fortes. E muitas delas  foram contemporâneas de intempéries como os furacões Hugo, Sandy, Katrina, Ivan, Andrew e Charley.

O que torna estas casas tão especiais é a sua forma redonda. Ao contrário das moradias tradicionais, em forma de caixa, as Deltec têm apenas ligeiros cantos e lados octogonais. Na ausência de cantos “afiados”, o vento e as ondas podem passar livremente à volta da casa, em vez de serem permitidos movimentos de pressão atmosférica que, normalmente, acabam por ajudar a destruir as habitações.

As casas circulares são montadas por um grande número de pontos que se interrelacionam entre si, tornando-os mais flexíveis e fortes que as construções rectilíneas. Pelas mesmas razões – cantos mais ligeiros e fluxos de vento mais ligeiros – os textos redondos são mais bem-sucedidos a receber vento e são menos susceptíveis de serem levantados por uma tempestade.

As treliças radiais do chão e telhado, que se encontram num anel central como os raios de uma roda, fecham o edifício e reforçam a sua força para ultrapassar estes fenómenos incólume. Paralelamente, as paredes das casas da Deltec são constituídas por madeira duas vezes mais forte que a normal, ao que se juntam janelas reforçadas e painéis pré-fabricados que evitam que o vento e água entrem em casa.

As casas têm também características ligadas à eficiência energética, performance ambiente e certificação dos materiais de construção. “Desde que começámos nesta indústria, em 1968, nunca perdemos uma casa devido aos furacões e ventos fortes. O máximo que aconteceu foi algumas das telhas terem caído”, explicou aso Inhabitat Rachel Kassinger, da Deltec.

[nggallery id=3065 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...