Renováveis levam Alemanha a bater recorde de exportação de energia



No dia em que a chanceler alemã Angela Merkel visita Portugal, nada melhor que uma notícia sobre uma das áreas em que o País teutónico dá cartas, o da energia.

Apesar de ter começado a encerrar centrais nucleares em 2000, a Alemanha continua a exportar parte da sua energia, um valor que baterá um recorde este ano, de acordo com a Federation of Energy and Water Industries.

Segundo o estudo, nos primeiros nove meses de 2012 a Alemanha exportou 12.3 terawatt/horas de electricidade, quase o dobro do ano anterior: 8.8 terawatts/hora.

Este aumento tem como pano de fundo o aumento do investimento nas energias renováveis, sobretudo eólica e solar. E a energia vendida pela Alemanha é tão barata que um dos seus países vizinhos, a Holanda, fechou algumas centrais e optou pela importação energética.

Estes valores não incluem os meses energeticamente mais importantes, no Inverno, uma altura em que a Alemanha utiliza reservas energéticas e, se necessário, centrais nucleares instaladas na Áustria. Ainda assim, é um registo muito interessante para um País que, em 2020, quer livrar-se da energia nuclear.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...