Sabe onde há poluição atmosférica na sua zona de residência? Consulte este novo mapa.



Um novo conjunto de mapas disponibilizados online pela Comissão Europeia e Agência Europeia do Ambiente permite, desde ontem, localizar as principais fontes difusas de poluição atmosférica, como os transportes ou a avião.

De acordo com o Menos Um Carro, o conjunto “exaustivo de mapas permite aos cidadãos visualizarem imagens ampliadas das suas zonas de residência e localizarem as áreas onde são libertados os poluentes, incluindo dados circunstanciados sobre óxidos de azoto (NOX), óxidos de enxofre (SOX), monóxido de carbono (CO), amoníaco (NH3) e partículas (PM10).

Saiba quais os níveis de poluição na zona onde vive ou trabalha neste link.

Neste link é possível visualizar imagens da poluição atmosférica, em grande plano, através de 32 mapas. Estes permitem aos cidadãos perceber, pela primeira vez, onde são libertados certos poluentes, complementando os dados sobre emissões de instalações industriais existentes no Registo Europeu de Emissões e Transferências de Poluentes (E-PRTR).

Este registo foi lançado em 2009, com o objectivo de melhorar o acesso à informação ambiental, sendo que, numa primeira fase, disponibilizava apenas dados comunicados por instalações industriais (fontes pontuais). Assim, desde ontem que o projecto fornece informações sobre emissões de transportes públicos, navegação, aviação, aquecimento de edifícios, agricultura ou pequenas empresas.

“O conhecimento é fundamental para tornar as nossas acções credíveis, sendo fonte de importantes informações para os nossos cidadãos. Estes mapas demonstram um empenho genuíno em melhorar o entendimento colectivo quanto à origem da poluição atmosférica”, afirmou o comissário europeu do Ambiente, Janez Potočnik.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...