Septuagenário brasileiro vai pedalar entre Estados Unidos e o Brasil
Quando percebeu que estava quase a completar 70 anos, e como forma de comemorar tão histórica data, o professor de capoeira Ubirajara Guimarães Almeida – mais conhecido pelo Mestre Acordeon – resolveu pedalar entre São Francisco, nos Estados Unidos, e Bahia, no Brasil.
A viagem vai demorar 400 dias, sendo pedalados cerca de 22 mil quilómetros. “Deverá ser uma viagem de grande introspecção. Espero sair dela uma melhor pessoa e um melhor professor”, explicou Bira Almeida ao Huffington Post.
Durante a viagem, Bira vai filmar um documentário sobre capoeira e tentar levar a sua influência a todo o mundo. A viagem começa a 1 de Setembro, dois dias depois do seu aniversário.
“Preciso de ser responsável e não tomar riscos desnecessários. Espero pedalar durante 300 dias e descansar nos restantes 100, praticando capoeira e deixar-me levar pela cultura dos outros países”, continuou Mestre Acordeon.
Através da viagem e do documentário, o mestre brasileiro espera recolher fundos para o seu projecto filantrópico, Projeto Kirimure, um programa que trabalhar com crianças em risco no Brasil, dando-lhes espaço para praticar capoeira, estudar, ler e escrever.
Bira Almeida ensina capoeira há 50 anos e já viveu nos Estado Unidos, em 1978. “Esta viagem é uma dos legados mais importantes que posso deixar aos meus alunos”, concluiu.
Para além de toda a parte filantrópica da viagem, é sempre de louvar a iniciativa de, aos 70 anos, embarcar numa missão tão complexa. É um sinal que Bira deixa para todos: a vida é para se viver.