Supermercado britânico vai vender tomates caídos e de formas feias



O supermercado Waitrose vai vender sacos de tomates que tenham caído naturalmente e outros cujas formas sejam irregulares e feias, de acordo o comprador deste fruto para a cadeia britânica, Peter Cooke.

“No que toca aos tomates, não há nenhuma razão para que a beleza tenha de estar associada à pele lisa. Todas as nossas selecções são diferentes, e essa é a verdadeira beleza, termos tomates que, normalmente, não seriam vendidos desta forma aos nossos consumidores”, explicou o responsável.

O tomate, juntamente com o abacate, é o produto fresco que cria mais desperdício alimentar na indústria. A Waitrose já vende vários frutos e vegetais com a forma estranha, como cenouras, batatinhas, courgettes, morangos, ameixas, maçãs e couve-flores – e, segundo o Guardian, continuará a colocar cada vez mais produtos ditos feitos nas suas lojas, como forma de reduzir o desperdício.

No caso do tomate, uma caixa de um quilo inclui várias espécies, do cherry ao bebé, que normalmente são ignorados porque caíram no chão ou têm uma forma estranha. Cada caixa custa €3,60 (R$11,20).

Nos últimos anos, associações e activistas ligados à alimentação têm criticado a obsessão dos supermercados pelos produtos perfeitos – incluindo o próprio critério dos retalhistas -, o que leva à criação de uma interminável montanha de desperdício alimentar.

Foto:  marlenedd / Creative Commons





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