Ucraniana regressa a Chernobyl 30 anos depois de ter sobrevivido a desastre nuclear (com FOTOS)



A tragédia nuclear de Chernobyl aconteceu quando Alina Rudya, hoje com 30 anos, era bebé. Alina, que vivia na então cidade soviética de Pripyat – o pai trabalhava na central de Chernobyl – regressou pela primeira vez à sua região natal em 2012, para desenvolver o trabalho fotográfico Prypyat mon Amour.

“Tirei fotografias de locais que, de alguma forma, se relacionaram com a minha família. O nosso apartamento abandonado, a rua em frente da nossa casa, os correios onde a minha mãe ligava à minha avó”, explicou Rudya, que hoje vive em Berlim.

“A fotografia onde estou sentada em frente da árvore que cresce do chão, no andar do topo do hotel Polossia, é a única foto que não tem uma ligação directa à minha família. Mas ainda assim é muito simbólica”, explicou.

Quando voltou ao seu apartamento, Rudya encontrou uma foto dela com a mãe – deixada propositadamente pelo seu pai, há 29 anos. “A foto já estava no chão. Fiquei triste mas acabei por me inspirar”, confessou.

No próximo ano, Rudya voltará a Chernobyl para marcar os 30 anos do desastre nuclear e desenvolver a segunda parte do seu projecto. A jovem lançou uma campanha no Kickstarter para financiar as várias viagens que fará à sua antiga cidade e, assim, homenagear o seu pai e todas as pessoas que com ele trabalhavam.

Ela regressará à zona proibida de Pripyat para partilhar histórias com outras pessoas cuja vida foi impactada pelo desastre nuclear. A colecção será publicada na Primavera de 2016.

[nggallery id=1887 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...