Uma estrada que carrega carros elétricos em andamento



Investigadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, estão a desenvolver uma estrada especial que é capaz de carregar baterias de veículos quando estes passam pela superfície.

Apesar do aumento da capacidade das baterias e da autonomia dos veículos elétricos, poder carregar o automóvel em andamento é uma mais-valia para qualquer condutor.

“As estradas teriam uma faixa de carregamento, uma espécie de faixa de alta ocupação”, disse o professor associado de engenharia elétrica e da computação de Cornell, Khurram Afridi, ao Insider.

“Se a bateria estivesse a acabar, bastava passar para a faixa de carregamento”, acrescentou. “Seria capaz de identificar qual foi o carro que entrou na faixa e, mais tarde, enviaria uma fatura.”

De acordo com Afridi, esta tecnologia ainda poderá demorar pelo menos cinco anos, mas revolucionará o mercado dos veículos elétricos.
Desde as estações de carregamento, que se tornam cada vez mais insuficientes para a procura, aos motoristas de transportes que deixariam de fazer pausas prolongadas durante o dia, esta tecnologia poderia eliminar a “ansiedade” de ficar sem energia.

“A única forma de as pessoas comprarem carros elétricos é se forem tão fáceis de reabastecer quanto os motores de combustão”, afirmou Afridi ao Insider. “Se tivéssemos esta tecnologia [de carregamentos sem fio], os veículos elétricos teriam ainda menos limitações do que os tradicionais.”

A estrada de Afridi funciona graças a placas de metal especiais sob a estrada conectadas a uma linha de força e um inversor. As placas criam campos elétricos que podem carregar a bateria de um veículo à medida que passam sobre uma placa após a outra.

Ainda existem muitos desafios a ultrapassar, apesar de tecnologias de carregamento sem fio semelhantes já serem comuns para smartphones. O preço dos materiais é um deles.

Afridi, no entanto, espera que o uso de frequências mais altas possa ser a resposta, tornando o carregamento sem fio mais viável.

“A transferência de energia sem fios é baseada na mesma física utilizada para enviar mensagens através de ondas de rádio para aeronaves no espaço profundo, coisas como a Voyager”, indicou o investigador em comunicado. “Exceto que agora estamos a enviar muito mais energia em distâncias muito mais curtas, para veículos em movimento.”

Em outras palavras, as mesmas frequências usadas para comunicação no espaço profundo poderiam ser usadas para transmitir energia para veículos em distâncias curtas.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...