UTAD: Jornadas Florestais vão debater o ordenamento florestal

A Associação de Estudantes de Engenharia Florestal (AEEF) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai realizar as V Jornadas Florestais com o tema “Ordenamento Florestal – O futuro da floresta”. O evento realiza-se nos dias 16 e 17 de Março, no auditório das Ciências Florestais da UTAD.

Esta iniciativa resulta da “necessidade dos estudantes de Engenharia Florestal contribuírem para a discussão da floresta sendo o ordenamento florestal uma temática actual que deverá ser debatida para se delinear o rumo que a nossa floresta deverá seguir”, pode ler-se em comunicado.

Estas jornadas pretendem expor ao público o percurso do ordenamento desde os tempos mais antigos até à actualidade. Serão abordados vários aspectos dentro do “Ordenamento” pelos mais ilustres especialistas destas matérias.

No dia 16, o tema central será o ordenamento florestal dos terrenos florestais públicos e privados e os instrumentos de planeamento florestal. A manhã começará com comunicações de antigos alunos de Engenharia Florestal que já experimentaram diferentes realidades florestais, seguindo-se um churrasco convívio. Durante a tarde será feito o percurso histórico do ordenamento desde o passado até à actualidade. Terminará o dia com a temática dos PROF´s (Planos Regionais de Ordenamento Florestal). Estas comunicações serão feitas por vários especialistas e entidades do sector florestal.

No dia 17, o assunto principal será a participação pública para a elaboração das políticas florestais. Depois de breves apresentações será feito um debate sobre esta matéria. Todas as informações aqui.

Foto: via Creative Commons