Vietname: O estranho microclima da maior gruta do mundo



Já não é a primeira vez que falamos aqui da gruta de Hang Son Doong, descoberta involuntariamente em 1991 pelo camponês Ho Khanh, mas só reconhecida 18 anos depois, em 2009, por uma equipa de espeleologistas britânicos Howard Limbert.

Segundo os especialistas, esta é a maior gruta do Vietname, um local onde cabe um arranha-céus de 40 andares e que tem o seu próprio clima e até nuvens. Apesar de apenas 450 pessoas terem o privilégio de a visitar por ano, a gruta está bem documentada pelo trabalho dos fotógrafos.

Um dos últimos pertenceu a Urs Zihlmann, que fez uma viagem de cinco dias pelo Ke Bang National Park e captou alguns dos cenários que podemos encontrar dentro da gruta. Para lá, chegar, porém, Urs teve de subir várias horas pela selva vietnamita, com pouca visibilidade e a aventurar-se em rios com água pelos joelhos.

“Tive muita sorte em poder ir àquela gruta”, explicou Zilhlmann ao Daily Mail. “Quando entramos no chão escorregadio, no quarto escuro é que percebemos o quão fantástica a gruta é. Sentimo-nos muito pequenos”, concluiu o fotógrafo.

[nggallery id=3077 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...