Warka Water: a torre de bambu que capta água da chuva e nevoeiro



Lançada em 2014, a torre Warka Water tem um design inovador que permite recuperar água da atmosfera. O projecto, que teve a sua fase de testes numa vila rural da Etiópia, foi reconhecido com o World Design Impact Prize, galardão atribuído na World Design Capital que se realizou em Taipé, avança o Inhabitat.

Desenhada por Arturo Vittori e o seu estúdio, Architecture and Vision, a Warka Water é um sistema que produz água portátil pelo armazenamento de chuva, nevoeiro e orvalho. O design inspira-se em formas naturais, como as colmeias das térmitas ou os cactos, e pode ser desenvolvido com materiais baratos e que existem em locais mais remotos: uma armação de bambu, malha reciclada, corda e um tanque de água.

No início de 2015, o projecto recebeu 40 mil euros através de uma campanha de financiamento colectivo no Kickstarter e, poucas semanas depois, a equipa já instalava um equipamento em Dorze, Etiópia. Paralelamente, a equipa de designers começou a trabalhar num acrescento à base da torre, no sentido de criar um pequeno lote de vegetais.

O projecto-piloto etíope foi bem-sucedido e a Warka Water começou já a criar réplicas do equipamento noutros locais do globo com acesso limitado a água potável. Outra das inovações a curto prazo é o desenvolvimento de uma malha em 3D que poderá mais facilmente armazenar o nevoeiro. A estrutura será facilmente transportada e montada no local, sem necessidade de recorrer a máquinas pesadas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...