Zuckerberg entrega expansão sustentável do Facebook a Frank Gehry



Depois de Brad Pitt, agora é a vez de Mark Zuckerberg e o seu Facebook contratarem Frank Gehry para um projecto de construção sustentável. No caso da rede social, o objectivo é expandir os seus escritórios de Menlo Park, tendo sempre como alvo a construção amiga do ambiente, telhados verdes, árvores e rotas pedestres – no próprio telhado, curiosamente.

Segundo a imprensa norte-americana, o projecto inclui ainda um túnel desenhado propositadamente para os 6.000 colaboradores do Facebook andarem – ou pedalarem – entre os antigos e novos escritórios. O túnel ficará debaixo de uma auto-estrada.

O Facebook fez poucas alterações ao antigo edifício da Sun Microsystems, que o gigante norte-americano ocupou no Verão passado. Esta área, que cobre a parte Este do campus de escritórios, cobre cerca de 23 hectares e 1 milhão de metros quadrados de espaço de escritório.

O novo plano propõe a criação de um campus na parte Oeste de Menlo Park, com nove hectares e que poderá receber os tais 6.000 novos colaboradores que estão previstos contratar nos próximos seis anos.

O telhado verde irá estender-se por todo o espaço do edifício e será eficiente em termos de utilização de água. A área de relva não ultrapassará os 500 metros quadrados. Na área sem relva, haverá 80% de plantas nativas, plantas que usam pouca água – ou nenhuma. No topo do edifício serão ainda construídos cafés, quiosques e até bares de sushi.

Como mais de um terço dos 6.000 novos colaboradores serão engenheiros, o Facebook quer garantir que estes se sentem em casa. “Em todas as fases do planeamento do novo edifício, Frank tem em conta a nossa cultura de engenharia. Haverá uma sala grande, parecida com um armazém. Todos terão secretárias que mudam facilmente de local, para mais facilmente trabalharem projectos específicos”, explicou Everett Katigbak, gestor de design ambiental do Facebook.

Veja algumas das fotos conhecidas do projecto.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...