10 Downing Street recebe prémio de construção sustentável



O número 10 de Downing Street, em Londres, recebeu um prémio de construção sustentável. O prédio, que acolhe 152 trabalhadores e a residência do primeiro-ministro britânico, foi nomeado vencedor do prémio atribuído pelo BRE Environmental Assessment Method.

O BREEAM defende que o prédio foi o que fez as maiores melhorias, ano após ano, entre os 800 edifícios candidatos em todo o Reino Unido.

O prédio de 300 anos de idade recebeu o prémio devido a uma série de melhoramentos realizados nos últimos cinco anos, incluindo novas caldeiras, iluminação de baixa energia usando detecção de movimento e recuperação de calor de equipamento IT como forma de aquecer a água.

Há até mesmo um tanque de água enterrado debaixo do jardim, para as épocas de seca, onde a água da chuva é armazenada para uso do edifício.

Outros melhoramentos incluem acessórios para baixa utilização de água, melhor isolamento térmico, reciclagem de mais de 90% dos resíduos de construção e uma apresentação em tempo real no site, que mostra a quantidade de energia que o edifício está a usar. Segundo os valores transmitidos, a classificação energética tem melhorado de E para D, desde 2009.

No Reino Unido é este o cenário. Quanto a Portugal e ao Brasil, será que os governos já pensaram em adoptar as mesmas estratégias verdes para os seus edifícios mais emblemáticos?





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...