Porque mudam as folhas de cor no outono?



O outono é a estação do ano em que as folhas caem das árvores, cobrindo o chão de florestas, bosques e cidades. Uma panóplia de cores do amarelo ao castanho dão um charme especial a este região.

Todos nós já nos perguntámos o porquê das folhas mudarem de cor no outono, e são várias as razões que levam a este fenómeno. As mais significativas têm a ver com a mudança nas horas de luz do dia. Nesta estação as noites ficam mais longas e os dias mais curtos.

Cientificamente falando, tudo se resume a pigmentos biológicos também conhecidos como “biocromos”, que são substâncias moleculares que se manifestam em coisas vivas como cores específicas, absorvendo ou refletindo comprimentos de onda de luz.

Na fotossíntese, é produzida a clorofila, o pigmento verde das plantas. Mas para além da clorofila existem outros pigmentos nas plantas: os carotenónides, responsáveis pelos pigmentos laranjas e as antocianinas, que produzem folhas vermelhas e roxas.

Enquanto a clorofila e os carotenóides estão presentes ao longo da estação de crescimento, a maioria das antocianinas é produzida exclusivamente no final do verão e início do outono.

Com dias mais curtos, a quantidade de luz solar para a fotossíntese diminui, e, também a produção da clorofila é reduzida ou mesmo interrompida.
Ora, sem o pigmento verde, começam a aparecer os outros pigmentos, que falámos anteriormente, o que transforma as folhas verdes numa palete de cores caracteristica do outono.

Embora as horas minguantes de luz do sol sejam o fator mais significativo para afetar a mudança das cores da folhagem, a temperatura e a humidade também podem desempenhar um papel na intensidade dessas exibições sazonais. Por exemplo, dias quentes e ensolarados combinados com noites frias e amenas são uma receita particularmente poderosa para a mudança de cor.

A altitude e o tipo de espécie de árvore são dois outros fatores que afetam o tempo de queda da folhagem. As árvores em elevações de montanha mais altas tendem a mudar de cor mais rapidamente do que as suas contrapartes em vales na mesma latitude.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...