A ambarscience e a Quercus apresentam hoje, dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, um novo kit didáctico e solidário – Amigos da Floresta – que desafia os mais novos na área da educação ambiental. Ao adquirir este kit, está a contribuir para a reflorestação do país, e uma parte das receitas reverterá para os projectos de educação ambiental da Quercus. A novidade estará disponível a partir de Setembro.

Depois de um ano que deixou Portugal em cinzas, esta parceria surge com o objectivo de promover uma maior consciência ambiental junto dos mais novos e tornar a sociedade mais activa na conservação da Natureza. Rui Baptista, professor e mentor da ambarscience, refere que “sentimos que com este kit cumprimos uma grande missão da ambarscience ao potenciar uma maior compreensão científica sobre a Natureza, consciencializar para a proteção do ambiente e educar para a cidadania. É vital que os futuros cidadãos se envolvam em questões prementes de forma consciente e, neste momento, é urgente cuidar do nosso património natural que é também histórico, na figura do Pinhal de Leiria.”

Nuno Sequeira, professor e Coordenador do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Quercus refere que “a educação ambiental é desde há 32 anos a área charneira de actuação da Quercus junto da sociedade portuguesa. Estamos convictos que este kit vai-nos ajudar a dar continuidade a este trabalho de educação e de sensibilização das populações, e dos mais novos em particular, e é certamente uma excelente forma de reforçar a importância das Florestas, das espécies autóctones e da biodiversidade”.

Mãos na terra! O kit inclui seis espécies autóctones características da floresta nacional – Amieiro, Azevinho, Lodão-bastardo, Pilriteiro, Pinheiro-bravo e Pinheiro-manso – para que as crianças possam semear em casa, cuidar, fazê-las crescer e, posteriormente, transplantarem-nas para a floresta.

No manual educativo, os pequenos defensores do ambiente vão encontrar muitas informações adicionais sobre estas seis espécies e os cuidados a ter com cada uma delas. Vão aprender a fazer uma granada de sementes e serão, ainda, desafiados a explorarem a Natureza, para fazerem a identificação de espécies e saberem como recolher as respectivas sementes.

O kit “Amigos da Floresta” estará disponível a partir de Setembro, revertendo uma parte desse valor para a Quercus.

Foto: via Creative Commons