Arte chega aos canteiros de Toronto
Sean Martindale resolveu revitalizar e recuperar os canteiros de Toronto, no Canadá, e criou um projecto artístico com o apoio de outros artistas locais, designers e até jardineiros. O resultado foi a exposição “Outside the Planter”, que reuniu 30 divertidas instalações, que tiveram a ecologia presente.
A ideia foi, através das pequenas coisas, como um vaso com uma planta, chamar a atenção para problemas maiores. Cada “obra de arte”, de uma forma diferenciada, pede ao transeunte que preste atenção ao ambiente que o rodeia no quotidiano e o transforme para melhor, nem que seja através de um pormenor.
Os vasos com árvores trazem algum verde à metrópole, mas são, muitas vezes, negligenciados, por serem património de ninguém. Martindale pretende que a população desenvolva uma maior preocupação e interesse pela conservação dos espaços públicos.
A iniciativa não foi aprovada pela Câmara de Toronto, pelo que os artistas tentaram desenvolver instalações que não causassem qualquer mudança permanente nos canteiros. A exposição estava prevista durar 24 horas, segundo o Inspix.