Borboleta simultanemente macho e fêmea descoberta em universidade norte-americana



Uma raríssima borboleta que é, simultaneamente, macho e fêmea, foi descoberta por funcionários da Academy of Natural Sciences da Universidade de Drexel, em Filadélfia, Estados Unidos.

A borboleta, que já morreu, foi descoberta na própria universidade, depois de sair do seu casulo. Segundo a WPTV, a asa esquerda da borboleta contém um padrão típico dos machos, enquanto a direita apresenta marcas da fêmea.

A espécie da borboleta – lexias pardalis – tem um dimorfismo sexual muito elevado: a fêmea apresenta asas castanhas com pintas amarelas, e o macho tem asas azuis e pretas. Para além das asas, este indivíduo também tem outras partes típicas do macho e fêmea, uma condição conhecida como ginandromorfismo.

Segundo a universidade, o ginandromorfismo é mais facilmente perceptível em espécies de aves ou borboletas em que os dois sexos têm uma coloração diferente. A causa desta condição pode resultar da não-disjunção dos cromossomas sexuais, um erro que ocorre, por vezes, durante a divisão dos cromossomas numa fase muito inicial do desenvolvimento.

A universidade irá exibir a borboleta ao público a partir de 17 de Janeiro, sábado.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...