Campanha “Escola Electrão” duplicou número de equipamentos usados recolhidos



A campanha “Escola Electrão” recolheu no ano letivo de 2020/2021 um total de 262 toneladas de equipamentos elétricos usados, pilhas e lâmpadas. Esta 10ª edição fica assim marcada pelo duplicar do número de equipamentos recolhidos, um aumento de 110% em relação às 125 toneladas registadas na edição anterior.

“Mesmo com as escolas encerradas durante parte do ano os resultados obtidos superaram as expectativas e vieram provar que os jovens estão particularmente empenhados nesta causa”, afirma o Diretor-geral do Electrão, Pedro Nazareth.

A campanha, dinamizada pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, contou com 332 escolas inscritas, incluindo estabelecimentos de ensino das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

A Escola Secundária de Serpa, a única a apresentar resultados no distrito de Beja, foi a vencedora desta edição com quase 33 mil quilogramas de aparelhos reunidos. No ano passado, a escola já tinha conseguido obter o melhor resultado com a recolha de 20 toneladas.

A Escola Básica e Secundária Padre António Morais da Fonseca, em Murtosa, e a Escola Profissional de Coruche, também se destacaram com excelentes resultados, tendo a primeira recolhido mais de 18 mil quilogramas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados e a segunda mais de 21 mil quilogramas de resíduos de lâmpadas e equipamentos elétricos.

O segundo melhor resultado nesta iniciativa foi de Viseu, com as 11 escolas do distrito a recolherem um total de 27.059 quilogramas de equipamentos. Já o terceiro melhor resultado distrital foi Santarém, tendo as seis escolas aderentes reunido 26.514 quilogramas de aparelhos usados.

As escolas vão agora receber um incentivo financeiro em função da quantidade recolhida, que corresponde a 50 euros por cada tonelada de lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados, e a 75 euros por cada tonelada de pilhas e baterias usadas. Serão também distribuídos cheques-prenda da Rádio Popular no valor de 12.450 euros, que são atribuídos com base num sistema de pontos, em função da quantidade de resíduos recolhida pela escola e da pontuação obtida no Quiz Electrão. O desafio Repórter Electrão, outra das iniciativas promovidas no âmbito da campanha, também atribui um cheque-prenda no valor de 50 euros às equipas vencedoras.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...