Chuva dos últimos dias afasta cenário de seca, garante ministro da agricultura

“Existem condições para um bom ano agrícola”: quem o garante é Capoulas Santos, ministro da agricultura, ao afirmar que as chuvas dos últimos dias são suficientes para afastar um cenário de seca agravada por todo o território nacional.

“As albufeiras estão com níveis de capacidade suficientemente tranquilizadores para garantir uma época agrícola normal”, declarou o responsável pela pasta da agricultura do executivo de António Costa. A forte precipitação registada de norte a sul do país fez com que os solos recebessem “água suficiente”.

Duas situações continuam, no entanto, a ser motivo de preocupação para o ministro. As albufeiras de Monte da Rocha e de Campilhas, no baixo Alentejo, permanecem com níveis muito abaixo das necessidades, na ordem dos 20 e pouco por cento da sua capacidade total. “Chove normalmente menos nessa região”, justificou Capoulas Santos.

A norte a situação parece estar a regressar aos níveis habituais com “encaixes de água a cada dia”. Excepção feita para a barragem de Monte da Rocha, no concelho de Ourique, onde se continuam a registar uns preocupantes 9,6% da capacidade total.

Confiante no bom ano agrícola que se avizinha, Capoulas Santos lembra que a necessidade de mudar comportamentos de consumo de água é de facto uma urgência. “A água vai ser cada vez mais escassa. Agricultores, industriais e cidadãos urbanos têm mesmo de consumir menos água”, alertou.

Foto: Agência Portuguesa do Ambiente