Colectivo de arte anónimo cria labirinto com 6.000 garrafas de plástico reciclado
O Luzinterruptus, um colectivo de arte anónimo, criou um labirinto construído a partir de 6.000 garrafas de plástico reciclado – uma crítica à sociedade consumista da actualidade. A intervenção urbana – Labyrinth of Plastic Waste – é o contributo do grupo para o Katowice Sreet Art Festival, na Polónia.
Para construir o labirinto, o Luzinterruptus recolheu 6.000 garrafas de uma fábrica local e vários residentes que também doaram garrafas. No total, mais de 26 metros de resíduos de plástico foram convertidos num labirinto de restos de plástico com 3,4 metros de altura e uma dimensão de 7×5 metros.
As garrafas são suportadas por paredes feitas de sacas de plástico. Durante o dia, a luz solar reflecte as cores do plástico, que é colorido. À noite, a instalação é iluminada por lâmpadas LED, o transforma o labirinto em algo semelhante a uma escultura de gelo.
“Quisemos demostrar, de uma maneira poética, a quantidade de resíduos de plástico que são consumidos diariamente, focando ainda as atenções no grande negócio do engarrafamento de água, que provoca sérios problemas nos países em desenvolvimento, onde muitos povos vêem as suas reservas de água serem privatizadas”, explica o colectivo, citado pelo Inhabitat.
[nggallery id=643 template=greensavers]