Como descobrir um comentário online falso?



Todos já nos socorremos de sites de críticas online, como o TripAdvisor, para perceber se um restaurante, hotel ou local de lazer corresponde às nossas expectativas, sejam de qualidade, conforto, preço ou temas mais específicos, ligados, por exemplo, ao ambiente.

Esta nova forma de escolher a compra, muitas vezes influenciada por textos e comentários de outros consumidores, pode chegar também aos produtos que consumimos no dia-a-dia, dos frescos à tecnologia.

Antes de tudo, é necessário perceber que muitos destes comentários são falsos – são lá colocados por amantes ou detractores de uma certa marca ou empresa, ou até pelos próprios proprietários, no caso de restaurantes ou hotéis.

Para evitar defraudar as expectativas, o Mashable elaborou uma lista de seis conselhos que nos podem ajudar a perceber que um determinado comentário ou crítica é verdadeiro ou falso. Segundo o site, um estudo de 2012 revelou que 57% dos frequentadores de restaurantes olhava para os comentários online antes de reservar um local – e 90% disse que os comentários positivos influenciavam a sua escolha.

Um dos sites mais conhecidos do mundo, o TripAdvisor, já foi criticado pelos seus comentários falsos, por isso tenha cuidado, no mundo online tudo é possível. Veja as seis dicas para não ser enganado.

1.O comentador não escreveu nenhuma outra crítica

Há quem ame ou odeie tanto um determinado produto ou serviço que se dá ao trabalho de escrever um único comentário online, dando o seu ponto de vista claramente exagerado.

2.O comentador coloca várias críticas com o mesmo tipo de linguagem

Se o comentador colocou 30 críticas, todas com as mesmas palavras ou expressões, então estas são falsas – e o comentador preguiçoso ou com falta de tempo.

3.A linguagem é muito específica

Quando alguém vai ao detalhe de falar no produto X, modelo Y, que tem as funções Z e K, então o mais provável é que esse comentador seja falso. Sobretudo se repetir este tipo de linguagem no texto.

4.Demasiado entusiasmo

Ponha-se no lugar de um comentador: foi a um determinado hotel ou restaurante, e saiu de lá satisfeito. Era capaz de seguir imediatamente para o computador e escrever 2.000 caracteres de crítica positiva exacerbada?

5.Um comentário a um hotel que se centra na família e actividades

Nas brochuras promocionais, os hotéis fazem questão de destacar os seus programas para a família e outras actividades de lazer, mas se uma crítica online incidir nestes tópicos, provavelmente será falsa.

6.Conheça as pessoas

Muitos dos sites levam os utilizadores para redes sociais ou outros sites. Veja se o comentador tem Facebook ou Twitter. Caso não tenha, desconfie sempre.

Foto:  mccun934 / Creative Commons





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