Curiosos e amantes da natureza descobrem 200 novas espécies de fauna e flora em Tróia



A primeira edição do Tróia BioBlitz , uma inventariação relâmpago da biodiversidade da península de Tróia e do estuário do Sado, revelou mais de 200 novas espécies de fauna e flora, com a sua ajuda. O BioBlitz decorreu entre os dias 24 e 25 do passado Junho, como lhe demos conta.

Entre as 210 espécies inventariadas até ao momento, e outras identificações em curso, os principais grupos identificados foram plantas terrestres e invertebrados marinhos, mas também aves e alguns mamíferos. No comunicado emitido pela organização pode ler-se “Entre as plantas identificadas destacam-se vários endemismos, como a Linaria Ficalhoana ou o Juniperius Navicularis, e ainda algumas espécies raras a nível nacional como o Delphinium Nanum e o Verbascum Giganteum. Já entre as aves observadas, destaque para o Noitibó da Europa (Caprimulgus Europaeus), avistado duas vezes. Por outro lado, uma das espécies que mais surpreendeu foi a Cenoura-do-Mar (Veretillum Cynomorium), um coral-mole bioluminescente, que fez as delícias dos visitantes na única saída de campo nocturna.”

Troia BioBlitz 2

Um dos aspetos que agradou também bastante aos visitantes foi a sala do Tróia BioBlitz, o ponto de partida de todas as atividades, onde os participantes puderam observar vários dos animais encontrados nas visitas, à lupa ou em aquário. Para a maioria dos visitantes, a primeira edição do Tróia BioBlitz “foi uma experiência muito gira e, sobretudo, uma ótima ideia para aproximar as crianças à natureza”.

Os resultados da primeira edição do Tróia BioBlitz continuam em actualização mas podem ser seguidos aqui





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...