Davos: Guterres afirma que devemos “usar a recuperação da pandemia da COVID-19 para passar das fragilidades à resiliência”



Teve início esta segunda-feira o Fórum Económico Mundial de Davos, em formato digital, com a presença de António Guterres, Secretário-geral da Organização das Nações Unidas, e Cláudia Azevedo, CEO da Sonae SGPS.

Durante o seu discurso, António Guterres alertou para a possibilidade de usarmos “a recuperação da pandemia da COVID-19 para passar das fragilidades à resiliência”. “É hora de mudar de rumo e seguir o caminho sustentável. E, este ano, temos uma oportunidade única de fazê-lo”, afirmou.

O Secretário-geral da ONU garante que é preciso um esforço conjunto por parte dos Governos, das organizações internacionais, do setor privado, da sociedade civil, e das cidades. É preciso um Novo Contrato Social que integre o “emprego, o desenvolvimento sustentável e a proteção social, com base na igualdade de direitos e de oportunidades para todos”, sendo a as tecnologias digitais e a educação dois fatores impulsionadores.

“Olhando para o presente no contexto da recuperação da pandemia, vejo duas prioridades imediatas. Primeiro, precisamos de uma recuperação global inclusiva e equitativa para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em segundo lugar, precisamos de uma recuperação verde que enfrente as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade”, exortou.

António Guterres reforçou ainda a importância de apoiar os países em desenvolvimento e de garantir que recebem igualmente a vacina da Covid-19. “Se os países desenvolvidos pensam que estarão seguros ao vacinarem a sua própria população enquanto negligenciam os países em desenvolvimento, estão errados”, alertou.

Em conclusão, o líder fez um apelo: “Para aqueles que ainda não definiram uma meta baseada na ciência, eu insisto que prepararem o seu negócio para o futuro agora e a juntar-se à Race to Zero. Para aqueles que estabeleceram uma meta para alinhar as suas operações com o Acordo de Paris e o objetivo ‘net-zero’, peço que envolvam as vossas cadeias de abastecimento para se comprometerem a fazer o mesmo a tempo da próxima conferência de mudança climática das Nações Unidas – COP26 em Glasgow. Precisamos de você mais do que nunca para nos ajudar a mudar o curso, acabar com a fragilidade, evitar a catástrofe climática e construir o futuro justo e sustentável que queremos e precisamos”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...