De bicicleta para o trabalho (com VÍDEO)

O “Bike to Work” ou em bom português “De Bicicleta para o Trabalho” começou por ser uma iniciativa organizada entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a Lisboa E-Nova – Agência Municipal de Energia-Ambiente de Lisboa. Lançada em 2011, tinha como objectivo incentivar os funcionários da CML a utilizarem a bicicleta como meio de transporte no âmbito do Dia Europeu sem Carros.

Se a primeira edição foi dedicada aos trabalhadores do município a segunda, em 2012, foi alargada às empresas do concelho. “Houve imensas empresas a pedir ‘abram isto, abram isto, não pode ser só para os funcionários da câmara nós queremos participar’ e então em moldes ligeiramente diferentes estendemos a iniciativa a todas as entidades sediadas no concelho de Lisboa”, conta Filipa Sacadura da Lisboa E-Nova ao Economia Verde.

Alargada a iniciativa a todo o concelho foram-se somando novas adesões. Em 2012, foram 48 as empresas que participaram no projecto e em 2013 o número aumentou para perto de 90. “Não podemos dizer que isto vai mudar o mundo porque não vai, mas deixa um bichinho e isso é que é gratificante. Tenho estado em vários congressos a promover a iniciativa e noto que há, de facto, algumas pessoas destas empresas que experimentaram e hoje em dia deslocam-se várias vezes de bicicleta para o trabalho”, indica Filipa Sacadura.

Exemplos são Hugo Fernandes e Hugo Lopes, funcionários da Refer, que partilham o mesmo percurso há quase dois anos de Carcavelos, onde moram, até Santa Apolónia, onde trabalham. No total, são 25 km de comboio e bicicleta. “Entre o chegar ao trabalho e o sair do escritório e chegar a casa temos cerca de 15 minutos que são nossos e podemos disfrutar”, diz Hugo Fernandes, engenheiro civil.

A opção é também ligeiramente mais económica. O trajecto de bicicleta é curto e por isso a poupança não ultrapassa os €35 mensais, o valor do passe. “Tivemos de nos adaptar e o vir de bicicleta para o trabalho é mais barato, faz bem à saúde e é divertido”, afirma Hugo Fernandes.

De casa para o trabalho ou em passeio, andar de bicicleta passou a ser uma rotina e um prazer todos os dias do ano e não apenas no Dia Europeu sem Carros.

O “Bike to Work” decorre anualmente inserida na Semana Europeia da Mobilidade e Dia Europeu sem Carros. Este ano a iniciativa ocorreu a 22 de Setembro. Saiba mais no episódio 320 do Economia Verde.

Foto: Lisbon Cycle Chic / Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php