Elefantes salvam vidas em inundações na Ásia

A época das monções chegou com força à Índia, ao Nepal e ao Bangladesh, na primeira metade do mês de Agosto. Mas no meio de um cenário devastador, há uma boa notícia: um grupo de elefantes domesticados está a ajudar a salvar vidas de pessoas que, pela força das águas, se encontram presas em algumas regiões.

Estes elefantes asiáticos estão habituados ao contacto humano, segundo o artigo da Science Alert. Eles estão treinados para transportar homens e mercadorias na região. Conhecem os terrenos, os caminhos e não temem pessoas. Por serem animais possantes, resistem facilmente à força da correnteza com que as águas escoam. As suas dimensões permitem-lhes ter acesso a zonas mais elevadas onde as pessoas procuram refúgio evitando assim serem levadas pela força das águas.  “É preciso mobilizar todos os recursos para manter a população a salvo”, declarou Narayan Prasad Bhatta, o governante da região.

Mas infelizmente a vida destes animais tem também um lado negro. Por causa do aumento do turismo e da sede por experiências exóticas, os elefantes têm sido utilizados para fins recreativos e a forma como são tratados está longe de reflectir o respeito que merecem. De tal forma que decorrem actualmente várias campanhas de sensibilização para este assunto.

De acordo com algumas ONG’s, este exemplo de serviço que os elefantes estão a prestar pode ajudar a mudar algumas mentalidades e a garantir que os maus tratos a estes animais acabem de uma vez por todas.

Foto: Public Domain

Deixar uma resposta

Patrocinadores