Energest desenvolve sistema de recuperação de energia da central de trigeração do Hospital de São João



O Hospital de São João, no Porto, tem, há mais de 10 anos, em funcionamento uma Central de Trigeração, responsável por produzir eletricidade para injeção na rede elétrica e pelo fornecimento de vapor, água quente e água gelada ao Hospital.

Concebida no âmbito da parceria SUCH-VEOLIA, a ENERGEST – Engenharia e Sistemas de Energia foi a empresa selecionada, pela GE JENBACHER, para projetar, construir e instalar as três Caldeiras de Recuperação existentes que, aproveitando a energia térmica disponível nos gases de escape dos motores, permitem fornecer ao Hospital cerca de 4500kg/h de vapor saturado a 8 barg. Na base do projeto estão três grupos eletrogéneos do fabricante GE JENBACHER, modelo J616 GS-F11, capazes de produzir, em conjunto, 8025kWe, explica a ENERGEST em comunicado.

Segundo a mesma fonte, além das Caldeiras de Recuperação, , a ENERGEST desenvolveu os sistemas complementares à instalação dos três grupos eletrogéneos, onde se incluem os circuitos de arrefecimento de baixa e de alta temperatura do motor.

Esta central “distingue-se da maioria dos projetos de Cogeração pelo facto de, também, produzir água gelada para suprir parte das necessidades do Hospital”, sublinha o comunicado. “A produção descentralizada de energia elétrica com elevada eficiência para injeção na rede pública e o fornecimento de vapor, água quente e água gelada ao Hospital de São João a custo inferior, ao tradicionalmente obtido, são algumas das vantagens da implementação de um projeto com estas características”, acrescenta.

Além disso, do ponto de vista “ambiental o processo de cogeração evita, ainda, o consumo adicional de um combustível para produzir a mesma energia térmica recuperada, reduzindo-se as emissões de gases com efeito de estufa, associada à produção das três formas de energia útil em causa – eletricidade, calor e frio”, conclui a mesma fonte.

 

 

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...