Envelhecimento da Europa está a levar vendas de bicicletas eléctricas para altos históricos
Há cada vez mais cidadãos maiores de 50 anos a comprarem bicicletas eléctricas, o que está a levar as vendas globais a números nunca antes sentidos por esta indústria. Desde que as bicicletas eléctricas chegaram ao mercado de forma massificada, em 2008, as vendas estão a subir, todos os anos, a dois dígitos.
“Há uma enorme expansão no mercado das bicicletas eléctricas, [sobretudo devido] às novas tendências ligadas à sustentabilidade ambiental e ao envelhecimento da população”, explicou ao Financial Times um porta-voz da construtora de bicicletas Pon Holdings, Jacques Geijsen.
Por outro lado, e à medida que as bicicletas se tornam mais eficientes, compactas e com um design atraente, novos ciclistas estão a aderir à moda da mobilidade sustentável. “Mais de 90% das vendas de bicicletas eléctricas são feitas a pessoas com mais de 50 anos, mas acho que a idade do comprador está, lentamente, a descer. E há cada vez mais homens a comprarem bicicletas eléctricas”, explicou por sua vez a chefe da divisão de eBikes da Gazelle, Karen van Waselaer.
Ainda segundo o FT, esta grande vaga de vendas de bicicletas eléctricas está a dar uma nova visibilidade à indústria, sucedendo-se, por toda a Europa, uma onda de novos negócios, fusões e aquisições e criação de emprego. É a economia verde, claro, a funcionar.
Só na Holanda – um País, já por si, apaixonado pelo ciclismo urbano –, as vendas de Verão de bicicletas eléctricas subiram mais de 20%. Na Alemanha, este número subiu a uns impressionantes 50%!