Festival Panda: como o entretenimento torna os miúdos nos melhores prescritores de boas práticas ambientais
Quando chegam ao recinto do Festival Panda, todos os miúdos têm os olhos colados nos seus heróis ou personagens favoritas. O Ruca, o Geronimo Stilton ou os amigos do Comboio dos Dinossauros. O que eles ainda não sabem, provavelmente, é que este festival vai ajudá-los a serem ambientalmente mais responsáveis. Agora e no futuro.
E se pensarmos que os mais jovens, além de terem uma maior predisposição para aprender e mudar comportamentos, são também influenciadores dos pais, então temos uma equação muito útil ao futuro sustentável do Planeta. “Acreditamos na capacidade de influência dos mais jovens, eles são grandes prescritores das boas práticas ambientais”, revelou ao Green Savers Vera Norte, directora de comunicação da Tetra Pak Ibéria.
Pelo segundo ano consecutivo, a Tetra Pak estará presente no Festival Panda. Durante 16 e 17 de Junho, no Porto, e 29 e 30 de Junho e 1 de Julho, em Lisboa, a empresa leva aos mais jovens uma exposição de reciclagem interactiva. “Estamos presentes em parceria com a marca Um Bongo. Apostamos numa vertente lúdica e pedagógica na área ambiental”, explica Vera Norte.
Quem fica a ganhar são os mais jovens – que ganham mais um espaço de diversão – a organização do Festival Panda – que alia a sustentabilidade ao entretenimento – e os pais das crianças. “As crianças são um público ao qual temos dirigido muita atenção. É uma fase de aprendizagem de muitos valores e comportamentos que nos irão moldar para o futuro”, continua Vera Norte.
“A sensibilização dos mais jovens”, continua a directora de comunicação da Tetra Pak Ibéria, “ajuda-os a crescer como cidadãos e consumidores ambientalmente mais responsáveis e a sensibilizar e mobilizar toda a família em torno de comportamentos ambientais mais correctos”.
“As crianças ajudam a impulsionar novos hábitos e práticas e a sensibilizar os mais velhos para a reciclagem, para a separação. O que temos notado é que têm interesse nestes temas e que são cada vez mais informados. Sentimos que há hábitos que começam a consolidar-se no seio das famílias”, continua a responsável.
A exposição de reciclagem interactiva que a Tetra Pak levará ao Festival Panda percorreu Portugal nos últimos meses, em parceria com os centros comerciais da Sonae Sierra. Ao todo, visitaram a exposição cerca de 20 mil crianças.
De 1 a 10 de Agosto, por outro lado, a exposição estará no Centro Colombo, em Lisboa, o que elevará este número. Nesses dias, as crianças podem descobrir como se reciclam as embalagens de cartão da Tetra Pak, que materiais resultam desse processo e, claro, divertir-se no ateliê de embalagens.
Aqui, podem aprender a construir vários objectos com embalagens de cartão da Tetra Pak. Se metade destes jovens replicar, no seu dia-a-dia, tudo o que aprenderem no espaço da Tetra Pak, a iniciativa já será considerada um sucesso. Para eles, para a marca mas sobretudo para o Planeta.