Luís Veiga Martins explica como concorrer ao concurso de design da SPV [ENTREVISTA]



O director-geral da Sociedade Ponto Verde, Luís Veiga Martins, explica ao Green Savers como podem os designers e estudantes de design concorrer ao Recicl’Arte, o concurso que irá desenvolver o design para um ecobag que será distribuído a 100 mil portugueses.

Como surgiu a hipótese de lançarem o concurso Recicl’Arte, ou seja, o que motivou, do ponto de vista dos objectivos diários da SPV, o lançamento do concurso?

A Sociedade Ponto Verde (SPV) acredita que a reciclagem de embalagens só é possível com a contribuição de todos. Este concurso é mais uma forma de chegarmos junto da população, permitindo, ao mesmo tempo, que os consumidores tenham uma palavra a dizer sobre o que gostariam de ver associado à reciclagem. Sabemos que ter um ecoponto em casa é um aspecto relevante para que o hábito de reciclar se estabeleça. Por que não fazer a separação num ecoponto doméstico que seja, ao mesmo tempo, uma peça bonita para ser ter?

Uma leitora do Green Savers questionou-nos recentemente se apenas os designers podem concorrer. Pode responder à questão?

Sim, apenas profissionais ou estudantes de design podem concorrer.

Onde e como serão distribuídos estes ecobags? Serão gratuitos?

Os 100 mil ecobags serão entregues aos Sistemas Municipais parceiros da Sociedade Ponto Verde. Estes, por sua vez, farão a distribuição gratuita junto da população, proporcionando um sistema de separação doméstica a quem ainda não o possui.

Quando será tomada uma decisão em relação ao vencedor?

O vencedor será escolhido até final do mês de Junho.

Será apenas definido um vencedor ou haverá segundo e terceiro prémios, por exemplo?

Existirá apenas um vencedor, que poderá ver a sua assinatura nos ecobags em 100.000 lares portugueses e ainda ganhar um prémio pecuniário de €2.500 (R$6.245).

Os ecobags são vistos quase como uma peça fashion. Acreditam que, com estes sacos ecológicos, os portugueses se sintam mais incitados a reciclar?

De acordo com os resultados do estudo Hábitos e Atitudes face à separação de resíduos domésticos 2011, desenvolvido pela Intercampus para a Sociedade Ponto Verde no final de 2011, já 69% dos lares faz a separação de embalagens todos os dias. No entanto, para os que não o fazem, a falta de recipientes próprios para a separação doméstica de resíduos é um dos argumentos mais evocados para o justificar. Também ficou claro nesse estudo que o facto de ter um ecoponto doméstico é o forte incentivo a quem quer começar e também para manter a reciclagem em casa. Quem tem ecoponto doméstico separa mais e melhor do que quem não tem.

Estão à espera de quantos trabalhos de design a concurso? Têm uma ideia?

Não temos estimativa, mas esperamos que este desafio possa mobilizar muitos designers, demonstrando o interesse de toda a sociedade na reciclagem. De qualquer forma o importante é que tenhamos um design ganhador. Algo que dê gosto ter em casa. Para isso não é necessário grande quantidade mas sim excelente qualidade nos trabalhos recebidos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...