Monique Pool, a mulher que resgatou e viveu com 200 preguiças (com FOTOS)



A paixão de Monique Pool pelas preguiças começou em 2005, quando depois de perder o cão adoptou uma preguiça bebé  da Sociedade de Protecção dos Animais do Suriname. Desde então, muitas preguiças já passaram pela casa de Pool antes de serem devolvidas ao meio natural. Em média, há sempre uma preguiça nova todas as semanas.

Em Outubro de 2012, a Sociedade de Protecção dos Animais pediu a Pool para acolher várias preguiças que foram encontradas num terreno perto de Paramaribo – a capital do Suriname – que seria desflorestado para a construção de uma quinta de criação de animais.

Habituada a lidar com estes animais e ter vários em casa ao mesmo tempo, Monique Pool aceitou o desafio, uma vez que lhe indicaram que seriam perto de 14 preguiças a resgatar.

No final do resgate, Pool percebeu que não estava a lidar apenas com 14 preguiças – mas sim com 200 preguiças, que estavam instaladas na sua casa. “No final do primeiro mês de resgate tínhamos perto de 100 e no final da operação chegámos a 200 preguiças”, indica Pool à BBC.

Apesar de serem animais lentos e geralmente pacíficos, as preguiças são animais selvagens – muitas vezes guincham, lutam e beliscam a mão que as alimenta. “Às vezes lutavam à  noite e eu era acordada pelos guinchos”, conta Pool. “Na maioria dos casos eram machos a lutar entre si. Uma luta entre preguiças é  um acontecimento especial para observar. Elas balançam-se uma na noutra e por vezes mordem os pés uma da outra”.

A maior parte das preguiças já foi reintroduzida no habitat natural, mas Pool ainda partilha a sua casa com cinco preguiças e três crias. Em Junho deste ano, Monique vai resgatar outro grupo de preguiças de um outro terreno perto de Paramaribo que vai também ser desflorestado. O proprietário do terreno calcula que possam existir 15 preguiças, mas uma vez que a área é um pouco maior que a anterior, Pool calcula que possam existir cerca de 300 preguiças.

[nggallery id=422 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...